sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Um dia em Toledo, Espanha


Saímos cedo do hotel, passamos em uma lojinha de conveniências, abastecemos nosso carro com donnuts, crossaints e refrigerante, era nosso primeiro dia de estrada pela Espanha, no final do dia precisávamos estar em Castellon, onde tínhamos reserva e onde meu marido iria trabalhar nos próximos dias. Antes de Castellón, queríamos ir a Toledo, que fica à 72 quilômetros de Madri, nossa meta era uma passadinha rápida, apenas para conhecer a antiga capital da Espanha e seguir viagem. Foi uma decisão muito acertada. A cidade é incrível!
Já estávamos encantados com as paisagens pela estrada, o céu não estava azul como eu gostaria, mas o importante era não chover para que pudéssemos aproveitar melhor o dia. Pelo caminho, alguns castelos podem ser vistos ao longe, mas nada se compara com a sensação da mudança repentina de cenário...
Chegar a Toledo é como estar caminhando e de repente entrar em um cenário de um filme medieval.
A vista ao longe da cidade, rodeada por seus muros, o portal da cidade já te dá uma dica do que você encontrará lá dentro.
Toledo é pura história! Cada canto, cada construção tem algo para te ensinar. Uma cidade de três culturas que superaram diferenças e dividiram o mesmo espaço. Impossível não se envolver e não se apaixonar pelo marrom de sua vista!
 
 
Ao passar pelo portal da cidade, quase parei para perguntar se tinha que comprar ingresso, pois a sensação era de estar entrando em um parque temático.
Toledo encanta pela sua beleza e pela sua conservação. Tudo ali é preservado. O mais legal é andar por aquelas vielas, em meio aquelas construções e imaginar que ali viviam pessoas de verdade, que moravam e trabalhavam ali.
 





 
Estacionar não foi problema, a cidade conta com vários estacionamentos.
Existem muitos pontos para visitação, a maioria dos lugares cobram ingressos que variam de um a cinco euros, inclusive para entrar nas igrejas da cidade.
Visitamos uma igreja visigoda, pela bagatela de 1 euro. A vista da torre da igreja é encantadora, porém para chegar até lá você precisa de fôlego e não pode se importar com o cheiro forte das fezes dos pombos.
 











 
Se você gosta de comprar lembrancinhas, se prepare! A cidade é lotada de lojinhas, com os preços mais variados.
 



 
Como em qualquer cidade turística, há muitas opções para comer, há comida para todos os gostos e bolsos. Nós optamos por comer um lanche típico espanhol, o bocadillo, que nada mais é um lanche montado na baguete. O local era super charmoso, uma lanchonete subterrânea, com um dono muito simpático, mas infelizmente não lembro o nome do lugar.
Foi nessa lanchonete simpática que cometi uma das maiores gafes da viagem: eu pedi um Guaraná! Não sei até agora porque fiz isso! Primeiro porque sei que na Europa não existe  e segundo porque nem no Brasil costumo tomar Guaraná! Tudo bem... o dia estava frio e o ardor no rosto provocado pela vergonha serviu para esquentar um pouquinho.
 

 
Em cada viela que passávamos era uma surpresa, e era impossível segurar a boca e não soltar aquele: ohhhhhhh em cada paisagem diferente que avistávamos.
Em uma dessas vielas, fomos abordados por um senhor que insistiu em nos levar para conhecer o trabalho dele. Ele pertencia a um grupo de artesãos que fazia  jóias lindíssimas, típicas da região... Confesso que ele nos fez andar por uns lugares tão estreitos e estranho que deu um pouco de medo, mas no final valeu a pena: pudemos ver como as  são feitas, mas é claro que não compramos nada,  nossos euros precisavam durar a semana toda! Vocês podem até achar que sou pão dura, mas numa viagem internacional, levando em consideração o fato da nossa moeda ser tão desvalorizada, se você não tiver pulso firme e não resistir às tentações, você volta para o Brasil falida. Eu tinha essa consciência, e em todos os passeios que faço levo ela junto comigo. Pra mim, passear, conhecer e fotografar já é a melhor lembrança de todas, portanto, em meus posts, vocês nunca terão a seção compras! Agora, se você tiver dinheiro sobrando, se jogue! Toledo é o lugar!
 

Lá em Toledo eu tive uma constatação: Eu amo portas! Era meio que inconsciente, quando me dava conta lá estava eu fazendo poses e fotografando as grandes portas de Toledo.






Passamos pouco tempo na cidade, não entramos em todos os lugares e tenho certeza de que deixei de ver muita coisa bacana, mas o pouco que vi valeu muito a pena! Passeio incrível!