domingo, 10 de junho de 2018

Visitando Lima, a capital do Peru.

       Esta viagem foi mais um daqueles presentes que o Papai do Céu preparou para mim. 
        O Peru estava na minha lista de desejos ( junto com mais 76563547586 destinos) há algum tempo, e quando veio a oportunidade a agarrei como se não houvesse amanhã!
    Seriam quatro dias para ver muita coisa, eu queria conhecer Lima, mas como também estava de olho em Ica e Paracas, o jeito foi fazer um roteirinho bem enxuto, selecionando os principais pontos de cada lugar.
Chegamos em Lima no sábado pela manhã, alugamos o carro ( sim! somos corajosos!) e seguimos para nosso hotel.
Havíamos feito reserva no Hotel Stefanos, porém, quando chegamos lá, nos informaram um problema com as reservas e nos direcionaram para o Hotel Miramar, que pertence ao mesmo grupo. A localização é muito boa, perto de restaurantes e supermercados, o hotel é um pouco antigo e embora o saguão seja muito bonito, os quartos não seguem o mesmo padrão. Eu particularmente detesto hotéis antigos com carpete, pois não tem jeito: o cheiro não fica dos mais agradáveis. O café da manhã era simples, mas honesto. No final, o saldo foi positivo.
Minha impressão sobre Lima?
A cidade é limpa, o povo muito educado, exceto  no trânsito que é um caos! Os preços por lá são bem parecidos com o do Brasil, não senti muita diferença.
Existem restaurantes para todos os paladares, mas o prato mais tradicional por lá é o ceviche, que acompanha milho branco e abóbora (se não gosta de pimenta, avise antes, ok? ). Os preços podem variar bastante, em um lugar pagamos 60 soles por um ceviche, em outro pagamos 30 e no outro pagamos 15 por um ceviche de entrada, um prato principal e suco de maracujá, ou seja, dá para comer bem pagando pouco. A maioria dos restaurantes oferece cardápio vegano, o que achei bem bacana, embora eu não seja vegana. 
Escolhemos três pontos para visitar: O Parque del Amor, Huaca Pucllana e o Circuito Mágico das Águas.


Parque del Amor

Localizado no bairro queridinho de Lima, Miraflores, o parque fica à beira mar e é um lugar bem bacana para caminhar ou simplesmente sentar e ficar apreciando a vista. Não ficamos muito por lá, nossa intensão seria voltar na terça-feira, ao voltar de Paracas, mas não rolou... Então acabei não tirando a famosa foto na escultura "o beijo" de doze metros de altura que eu estava doida para ver de perto ( não perdoarei o senhor meu marido por isso). Quem sabe na próxima!

Vista do calçadão do Parque del Amor



Huaca Pucllana


Já imaginou você estar passeando no bairro de Miraflores, em meio a prédios, casas, comércio e do nada se deparar com uma pirâmide milenar de 150 mil m² ? Pois bem, em Lima isso é possível!
O sítio arqueológico de Huaca Pucllana era um templo , que foi construído  pelo povo Lima, por volta de 200 a 500 d.c. Ele ficou por muitos anos encoberto, e segundo nosso guia Fernando, era um local onde aconteciam corridas de motocross, até que em 1989, descobriram as ruínas e começaram as escavações. Hoje uma boa parte já está descoberta e aberta para visitação, mas as escavações ainda continuarão por pelo menos trinta anos, conforme nos disse o guia.
Para percorrer o sítio arqueológico é necessário pagar 12 soles, e só é permitida a entrada em grupos, com o guia do parque. Existem tours em espanhol e inglês e cada tour dura aproximadamente uma hora. Nós pegamos um no final da tarde e foi incrível acompanhar o entardecer de cima da pirâmide!














Circuito Mágico das Águas.

Eu estava ansiosíssima para ir neste parque, pelo simples fato de amar olhar as fontes coloridas tocando musiquinhas! Sim, eu sei! Sou turista empolgada!
Mas o fato é que o Parque de lá Reserva não é apenas um parque com uma fonte colorida... Ele é simplesmente O parque com As fontes coloridas! Não é à toa que ele entrou para o Guinnes como o maior complexo de fontes em um para que público do mundo! Ao todo, são treze fontes que se iluminam ao cair da noite. Impossível não se apaixonar diante de tanta cor e movimento.
O parque é super bem cuidado e as fontes são realmente lindas. Em algumas você  pode até interagir. Se tiver calor, leve uma troca de roupa e divirta-se!
A entrada custa apenas S6 e o Parque tem estacionamento. Algumas agências  oferecem este passeio, mas acho que vale mais a pena ir por conta própria, pois a entrada é muito barata e o acesso super fácil.
Nós acabamos nos empolgando do outro lado do parque  e perdemos a apresentação  que tem na fonte principal, fiquei chateada, pois dizem que as projeções holográficas são bem lindas. Deixa essa para a próxima, né? 😉











Infelizmente nosso tempo na cidade era curto e não deu para conhecer os outros pontos turísticos. Sei que a cidade tem muito mais a oferecer e que vale muito a pena visitar.
Fiquei com uma ótima impressão de Lima que, apesar de ter um dos piores trânsitos que já vi, conquistou meu coração.