quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Valle Nevado, Chile Segundo dia...


Nossa maior ansiedade era para conhecer a neve. Deixamos para fazer o passeio no segundo dia da viagem.
Fechei o tour pela Decolar.com, muitos não sabem, mas é possível comprar passeios pelo aplicativo e até parcelar no cartão de crédito.
Como fomos no mês de setembro, eu não tinha muita ideia de como estaria o tempo por lá e as condições da neve, era final da temporada de esqui e minha torcida era para que a neve nos esperasse por lá.
Meu maior medo era o frio, todos dizem que é muito frio por lá e como  nunca havíamos tido contato com a neve, saí do Brasil com uma mala cheia de casacos, cachecóis, protetores de ouvido, gorros e luvas.
Acordamos cedo para pegar o transfer, que nos apanharia no apartamento, nos vestimos em todas as camadas recomendadas e fomos para o saguão esperar a van.
A van passou no horário combinado, mas o chato desses passeios é que eles vão fazendo um pinga-pinga pela cidade, buscando as pessoas nos hotéis. Fomos os primeiros a entrar na van, posso dizer que conhecemos a cidade toda até pegar a estrada.
Com todos a bordo, pegamos a estrada e fomos para nosso destino. No começo da subida para a montanha, paramos num lugar para alugar roupas, o guia, muito amável e atencioso nos informou que não precisávamos alugar a roupa completa, não fazia muito frio, então não haveria necessidade de alugar casacos impermeáveis. Ele também nos explicou que a calça é necessária se você quiser sentar na neve, para evitar que você se molhe... Sobre as botas, ele recomendou, pois disse que encontraríamos lama pelo caminho e poderíamos sujar nossos tênis. Como sou uma pessoa bastante econômica ( pão dura não ) optamos por alugar calças apenas para a Bia (a Mari já tinha).O guia falou sobre sujar os tênis, então não me preocupei, pois o meu era de couro... Que engano! Ele disse sobre sujar, mas não disse sobre escorregar!
Em resumo: botas são sim importantes! Roupas impermeáveis, principalmente se você quiser rolar, fazer anjinho, escorregar, sentar ou se enterrar na neve. Luvas são fundamentais, a neve molha demais e ninguém consegue manuseá-la sem proteção. Eu comprei luvas num camelô, no centro de Santiago, por 3000 pesos, valeu super a pena!
Pegamos um dia de temperatura extremamente agradável, fomos tirando as camadas de blusas pelo caminho, os gorros, casacos e protetores de ouvido ficaram o tempo todo na mochila.
O caminho é lindo, a medida que vamos subindo a montanha a paisagem vai se modificando e a neve vai aparecendo...







Uma parte bem bacana foi quando nosso guia parou numa encosta da montanha para podermos brincar um pouco na neve. Se você como eu, optou por não esquiar, aproveite bem este momento.





Fiquei bem frustrada, pois minha ideia inicial era aproveitar Farellones (que é um parque mais tranquilo, para quem quer se divertir na neve) estava fechado. Isso mesmo, não havia mais neve em Farellones .



Seguimos para o Valle Nevado, que fica num ponto mais alto.
O lugar é realmente lindo, e a vista é incrível.
Você não paga para ficar em Valle Nevado, paga apenas para esquiar, para entrar na pista.´
Se você não for esquiar, não há muito o que fazer por lá... não há grandes espaços com neve para as crianças brincarem. Tem um restaurante por lá e alguns banquinhos para ficar observando quem está esquiando. Claro que as meninas encontraram um canto para cavucar a neve e fazer um boneco, meu marido se encarregou das fotos enquanto eu fiquei ali no banquinho apenas aproveitando minha deliciosa existência e claro, como boa mãe segurando todas a mochilas, guloseimas e as toneladas de blusas que elas foram tirando pelo caminho...










O Valle Nevado tem dois pontos: a base, onde o transfer te deixa e o topo, onde fica o hotel (cujo valor da diária desconheço). Tem um transfer gratuito que te leva de um lugar para o outro.
Se você estiver a fim de economizar, melhor levar algo para beliscar durante o dia, pois achei tudo muito caro por lá.
Não se esqueça do protetor solar, acredite, o sol na neve queima mais que na praia! Óculos escuros são importantes também.
É um passeio imperdível!


Santiago em família, o que fazer na cidade?

Visitando Santiago em setembro

Setembro é um mês especial para minha família, é o mês de férias do marido, e apesar de não ser férias escolares, sempre damos um jeitinho de negociar na escola, esse é o lado bom de ter filhas que vão bem na escola.
Este ano, optamos pelo Chile, foram meses pesquisando, elaborando roteiros e mudando a todo instante.
Nossa ideia original seria Santiago, Pucon e Vina del Mar, mas depois acabamos mudando de ideia, pois a longa viagem de ônibus com as meninas acabaram nos desanimando... Optamos então por um roteiro mais tranquilo, ficando em Santiago e seus arredores.
Nesta viagem de oito dias, conhecemos: Santiago, Cajon del Maipu, Valle Nevado, Portillo, Vina del Mar, Valparaíso, Algaborro e Isla Negra.
Fomos pela TAM, conseguimos trocar três passagens de ida e volta pelas milhas acumuladas ( ter um marido que viaja muito a trabalho às vezes tem seu lado positivo).
A primeira questão: como ir ao aeroporto de Guarulhos saindo de Santo André?
Pensamos em táxi, em UBER e por fim achamos um estacionamento próximo ao aeroporto por 15,00 a diária, valeu muito a pena! O estacionamento tem sistema de transfer para o aeroporto e ficou bem mais barato que o táxi, sem contar na comodidade que é chegar de viagem e poder ir pra casa em seu próprio carro. ( www.ultraparkgru.com.br ).
Nossa chegada em Santiago estava prevista para 1:30 da manhã, eu já tinha ouvido várias histórias sobre taxistas que enganam turista e não quis arriscar. Em um blog com dicas de viagens ( benditos sejam os blogs de viagem!) encontrei o contato do Senhor Cristian, li alguns comentários de turistas que utilizaram seus serviços e entrei em contato com ele ainda no Brasil, via whatssap ( contato: 56 971831178 ). Ele cobrou 19.000 pesos ( aprox. R$ 90,00)  para nos levar até o Centro de Santiago. Quando desembarcamos, ele estava com uma plaquinha nos aguardando. Ele foi bem agradável, recomendo!
Desta vez, acabei optando por fechar nossa estadia pela Decolar.com. Ficamos hospedados no VR Suítes, que não é um hotel, mas sim um apartamento num condomínio enorme, bem no centro da cidade.
Adorei a localização do apartamento, era bem de frente a um supermercado e perto de tudo, além do preço, que foi um achado: R$ 183,00 a diária para nós quatro. Ficamos lá por 7 dias.
O apartamento não tinha luxo nenhum, mas atendia as nossas necessidades, era pequeno, mas honesto. Só achei caro o uso da garagem por 10.000 pessoas a diária). Como chegamos de madrugada, o responsável pelo apartamento não estava lá, mas a chave estava na recepção, foi bem tranquilo.
Bem, detalhes explicados, dicas dadas é hora de partir para os passeios pela cidade!

Primeiro dia em Santiago: andar, andar e andar...

Depois de um café reforçado em uma das muitas padarias do centro, seguimos nossa caminhada pela Plaza das Armas, onde existem vários prédios antigos, a Catedral e o Museu de História Nacional. O bacana de Santiago é que a entrada nesses lugares é na maioria das vezes gratuitas.
Viajar com "crianças" ( ops! desculpe, adolescente e pré adolescente) é bem diferente, pois você tem sempre estar atenta para perceber seus limites e seus interesses... Entrar em uma igreja pode ser bem mais rápido do que você gostaria, pode ser que você precise correr para tirar alguma foto, pois se vacilar, elas já estarão te esperando do lado de fora, sentadas na calçada! Um museu, pode virar brincadeira de criança, pode ser que elas não parem na frente de um quadro, mas que queiram fazer um filminho saindo de um vaso... porque elas são assim, imprevisíveis!
Bem... sobre  as fotos! Para quem acompanha meu Blog, sabe que  costumo colocar fotos só dos lugares, e não das pessoas, mas como esta foi uma viagem em família e mãe é bicho empolgado com as crias, preparem-se para uma surra de fotos com as meninas ( desculpem meninas!) pois na empolgação nem lembrei das fotos para o blog!



Plaza das Armas

Catedral

Plaza das Armas

Museu Histórico Nacional, localizado na Plaza das Armas

O museu é pequeno, mas tem algumas peças bem interessantes


Calma, ela não entrou no vaso, estava atrás dele, kkkk





Seguimos nossa caminhada até o Cerro Santa Lúcia, onde demos uma paradinha, mas só mesmo para conhecer e para dar um descansada, pois não tem muito o que se fazer por ali. 
Nesta hora, a fome começou a bater e o mau humor assolou a família toda, talvez por isso não achamos tanta graça no lugar...







Era hora do almoço e a dúvida que nos assombrava: onde comer?
Optamos por uma coisa que além de barata as meninas amam, não tinha como errar, fomos ao KFC,  e observando o prazer com o qual elas devoravam aquele frango, cheguei a pensar que poderíamos comer ali todos os dias. Uma coisa é certa: pode não ser uma experiência gastronômica internacional, pode não ser o mais saudável, mas é uma mão na roda pra quem tem pressa, quer economizar e tem medo de arriscar entrando em qualquer restaurante.

Já tínhamos andado bastante, mas depois de descansar durante o almoço, seguimos para o última visita do dia: o Museu de Bellas Artes.
A entrada no museu é gratuita e o WiFi de lá é ótimo!
É um passeio que você não pode deixar de fazer, o lugar é muito bonito, pena que não é permitido fotografar nas salas onde os quadros estão expostos.






Síndrome do turista empolgado... é claro que imitamos a pose das estátuas! Por que não?



O dia havia sido longo e cansativo, no dia seguinte o Valle Nevado nos aguardava, então só passamos no supermercado e seguimos para o apartamento, onde por muitas vezes dei graças por ter mudado de ideia em relação a Pucón. Eu estava simplesmente exausta e não conseguia me imaginar viajando a noite toda dentro de um ônibus por 700 Km... Sim, foi ótimo ter mudado de ideia!
Preparei uma refeição rápida, no apartamento mesmo e capotamos sem ver a noite de Santiago.