sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Valência: gostinho de quero mais

Não estava planejando sair de Peníscola e passar por Valência no mesmo dia, meu plano era visitar a cidade no dia seguinte. Porém, iríamos chegar muito cedo em Castellón e sabíamos que lá não tinha muito para conhecer. Resolvemos passar por lá para comer algo e para meu marido conhecer pelo menos um pouco da cidade, já que no outro dia ele teria que trabalhar e eu iria sozinha.
Valência é impressionante! Prédios antigos e históricos, convivem em harmonia com construções super modernas e arrojadas, tudo isso com o lindo Mar Mediterrâneo emoldurando o cenário. Andar por Valência é até perigoso... você corre o risco de tropeçar por andar o tempo todo querendo olhar para o alto dos prédios.
A cidade é dinâmica, movimentada, cheia de eventos importantes.


 
 

Ainda no carro, eu suspirava olhando tudo, mas sinceramente, perdi o fôlego quando tive a visão mais surreal de toda a minha vida no tocante a arquitetura. Avistar pela primeira vez a Cidade das Artes e das Ciências foi uma experiência arrebatadora! 
A Cidade das Artes e das Ciências é um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento, composto por sete construções, uma bem diferente da outra.
É neste complexo que está localizado o maior aquário da Europa, com cerca de 42 milhões de litros de água e 500 espécies marítimas.
Eu tinha planos de  visitar o aquário no dia seguinte, pois já era tarde e pagar 28 euros para ver tudo correndo não estava nos meus planos.
Passeamos pela área externa do complexo, visitamos o jardim, passamos pela ponte, subimos e descemos escadas, o que, apesar da chuva, nos rendeu belas fotos.
 
 











 
 
Estávamos exaustos, tínhamos caminhado o dia todo em Peníscola, subindo e descendo aquelas ladeiras, por isso não nos demoramos muito por ali e voltamos para o carro na intenção de voltar para nosso hotel em Castellón. Meu marido resolveu pegar a estrada margeando o mar, e o legal de andar por uma cidade que você não conhece, é que você pode ter surpresas bem bacanas.
Durante o percurso que fizemos nas ruas de Valência, meu marido só falava em uma coisa: O circuito de F1 de Valência, cada ponte que ele avistava, achava que era parte do trajeto percorrido nas corridas. Para felicidade dele, e minha também, no trajeto de volta, sem querer encontramos o local onde o GP de Valência era realizado. O cansaço dele desapareceu instantaneamente! Encostamos o carro e fomos explorar a região. A chuva tinha dado um trégua e pudemos curtir o visual com mais calma.
 

Pisando na pista sem risco de sermos atropelados

Sim!!! Ele sentou na arquibancada na esperança do Barrichello aparecer, mesmo que atrasado.



 
Eu sabia que Valência tinha muito para me mostrar, queria mesmo voltar no dia seguinte, enquanto o marido estivesse trabalhando.
Meus planos era pegar um ônibus de Castellón para Valência, uma distância de 100 km e chegando lá pegar o ônibus  turístico da cidade para passear pelos principais pontos da cidade, e retornar para Castellón no final do dia, pois depois da reunião de trabalho do meu marido, seguiríamos para Barcelona.
Na teoria era simples, mas no dia seguinte, fui apanhada de jeito pelo cansaço da viagem. Os dias haviam sido intensos, tudo muito corrido, afinal aquela era uma viagem de trabalho, onde eu estava de carona e tinha que me adaptar a programação, ainda tinha mais pela frente e confesso que quando acordei não tive forças para pegar um ônibus de Castellón até Valência sozinha. Depois que o cansaço passou, é claro que me arrependi profundamente e Valência é hoje para mim, como um caso de amor mal resolvido. Espero ter uma nova oportunidade de voltar e explorar a região de verdade, pois acredito que Valência vale a pena!