segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Montserrat, um bate-e-volta partindo de Barcelona

Meu marido precisava trabalhar e eu passaria o dia todo sozinha. Depois de fazer algumas pesquisas, optei por fazer um bate-e-volta até Montserrat, que fica a aproximadamente 50 Km de Barcelona. Seria um passeio barato, e pelas fotos encontradas em minhas pesquisas, era um lugar lindíssimo, com uma paisagem bem diferente de tudo o que eu já tinha visto em minha viagem de carro de Madri a Barcelona.
Montserrat é um maciço rochoso que abriga um monastério que recebe o mesmo nome, localizado a 1.236 metros de altitude, e eu, como estudante de Geografia não perderia isso por nada!
Para chegar até lá, fui de metrô até a estação da Praça Espanha, onde comprei meu bilhete, dentre as opções oferecidas, escolhi o Passe Trans Montserrat que inclui: metrô + trem + Cremallera ( você também pode  optar pelo teleférico) + funiculares ( pequenos trens que sobem e descem a montanha) + entrada para o espaço audiovisual), tudo isso por 27,50 Euros.


Trem que sai da Praça Espanha, em Barcelona




Esta é a Cremallera, que te leva sobe a montanha



 
Estação Montserrat
 
Mesmo sozinha e sem falar espanhol, não encontrei dificuldade alguma, peguei o trem R5 sentido Manresa e como escolhi subir a montanha de Cremallera ( trem) e não de teleférico, desci na estação Montserrat- Monistrol. Quem escolhe subir de teleférico desce uma estação antes, a Montserrat-Aeri, tudo muito bem sinalizado.
O caminho de trem já é maravilhoso e a vista vale cada centavo de euro que você paga pela passagem. Foto ou relato algum é capaz de descrever a grandiosidade daquele lugar.
 
 
 
 
 
Mesmo com o dia nublado, a vista do trem era linda.
 
Lá encontrei turistas de diferentes partes do mundo, e nessas horas a mímica é o melhor meio de comunicação.
Logo que você desce da Cremallera, já avista a entrada do mosteiro, lojinhas e restaurantes.
 









 
A igreja é uma construção lindíssima, tudo muito bem cuidado e limpo. Às quatro da tarde tem a apresentação de um coral de cantos gregorianos, fiquei chateada em perder, mas como precisava estar em Barcelona às cinco da tarde, não pude esperar.
 



 
Dois funiculares te levam a pontos de observação, um mais alto, no topo da montanha, outro abaixo, no meio da mata. São paisagens de tirar o fôlego!
 


Na estação mais alta  do Fonicular, essa espécie de bondinho sobre trilhos, você chega ao ponto mais alto da montanha, a vista é impressionante, assim como o vento! Existem algumas trilhas, que te levam a diversos pontos de observação.
Impossível ficar lá no alto e não se encantar, e pelas fotos é impossível ter uma dimensão real da beleza que encontrei ali. Mesmo com o frio, o vento e a neblina, minha vontade era ficar ali por muito tempo.





Essa é uma das dezenas de selfies que tirei lá do alto...
Viajar sozinha tem esses efeitos colaterais!
 

O outro fonicular te leva a um ponto abaixo do mosteiro, com trilhas e mais pontos de observação.
 


 
 
A única experiência negativa que tive foi com a comida. O maior restaurante e o mais movimentado é um restaurante estilo bandejão. Você tem algumas opções de pratos,uma atendente muito mal humorada e apressada enche seu prato com o que você escolheu. Foram as rodelas de lula empanada mais moles e frias que já tentei comer na vida, acompanhadas com uma batata frita igualmente mole, fria e encharcada de gordura. Caro e indigesto. Paguei, mas não consegui comer, e quem me conhece sabe que não sou enjoada para comida! Se quer um conselho, leve seu lanchinho a Montserrat.
Outra dica é ir com roupas leves e confortáveis, mas por se tratar de um mosteiro, evite as regatas e bermudas, caso você pretenda entrar na igreja.
Separe o dia todo para Montserrat, é um passeio onde você sai pela manhã e volta para Barcelona no final da tarde, fique atento aos horários de saída da Cremallera, que parte de hora em hora.
 
 
 
 
 
 

Um comentário: