segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Colônia do Sacramento, Uruguai.

Dia 2: Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento está à 180 quilômetros de Montevidéu, e é uma ótima dica de passeio de um dia.
A estrada é tranquila, mas não espere paisagens exuberantes pelo caminho.A paisagem só vai mudar mesmo quando um caminho repleto de palmeiras anuncia que você está chegando.


 
A cidade é uma graça, cheia de casinhas do período colonial. Tudo é tão conservado por lá que a cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Quem anda pelas ruas de Colônia do Sacramento pode facilmente se lembrar da nossa Paraty, com suas construções antigas e suas ruas de paralelepípedos. Porém, no lugar do mar, temos o Rio Del Plata que oferece um visual bem bonito de vários pontos da cidade.








 
E fácil se apaixonar pelo lugar, o cheiro de carne assada toma conta das ruas da cidade. Lojinhas de artesanato, bares, restaurantes estão por toda parte.
Não precisa ser um entendedor de história para logo perceber que o local passou por conflitos. Caminhando por lá, você vê canhões apontados para a vizinha Buenos Aires, que fica do outro lado do rio ,além de  muralhas e faróis de observação. Na verdade, Colônia do Sacramento foi fundada em 1680, por portugueses, e depois tomada por espanhóis. Foram quase duzentos anos de briga até a independência.




 
Uma opção de passeio é atravessar o rio e ir até Buenos Aires através de um ferry boat. A travessia pode durar de uma a três horas, dependendo da embarcação que você escolher. Os preços eram meio salgadinhos, então optamos em ficar só em Colônia. ( informações: www.buquebus.com )
No quesito alimentação, Colônia do Sacramento entrou para nossa lista como a maior roubada gastronômica de nossas vidas. A cidade cheirava churrasco e decidimos que era isso que comeríamos.
Escolhemos o restaurante que tinha mais movimento, nos sentamos numa mesa na calçada e pedimos a tradicional "parrilla" servida na mesa.
Eis que quando nossa parrilla chegou, sobre uma churrasqueirinha havia: frango, chouriço, rim, fígado, bisteca de porco e acreditem: tripas! Meu estômago não ficou feliz com nossa escolha, o cheiro era delicioso, mas o sabor, pelo menos para meu paladar não era nada agradável. Para animar ainda mais a festa gastronômica que nos aguardava, recebemos a companhia de dois convidados especiais: dois cachorros enormes ( enormes de verdade) se juntaram a nós. Um deles, quando abanava o rabo, balançava nossa mesa. Confesso que gosto de cães, mas não curto muito a presença deles em restaurantes, mas eles não compreenderam e permaneceram lá...grudadinhos na gente. Meu marido, embora seja um homem grande, não foi valente o bastante para tirar os cães de lá, afinal, ele queria voltar para o Brasil inteiro. No final das contas, a companhia deles nos ajudou bastante, afinal, eles comeram a maioria das iguarias que estavam sobre nossa mesa, inclusive os rins e as tripas. Depois de satisfeitos, deitaram-se aos nossos pés e alí ficaram até pagarmos a conta. Até que foram cães educados!
 
Terminado o banquete, fomos andar pela cidade e encontramos uma sorveteria artesanal que salvou nosso dia, chupei um dos sorvetes de doce de leite com pistache mais gostos que provei até hoje.
Voltamos no fim da tarde para Montevidéu, exaustos, mas felizes por ter tido a oportunidade de conhecer uma cidadezinha tão fofa!

2 comentários:

  1. essa foto do Carlos empurrando seu carrinho ficou muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. cada foto linda em cada uma podemos ver como foi gostoso esse momento,e registrado para sempre.

    ResponderExcluir