segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Roteiro de 4 dias no Uruguai

Dia 1: Montevidéu

Era mais uma viagem de trabalho do meu marido.
Uma reunião numa quinta-feira, véspera de feriado.
Por acaso, um dia depois do meu aniversário.
Era a oportunidade perfeita para eu pegar uma carona e visitar este lugar que eu amava mesmo antes de conhecer.
Chegamos ao aeroporto por volta do meio dia, pegamos o carro no aeroporto e nos dirigimos rapidamente para o hotel, onde meu marido me deixou e foi para sua reunião de trabalho.
O NH Hotel, fica num lugar ótimo, de frente para o Rio Del Plata( ou Mar Del Plata) e perto do centro. Oferece um café da manhã muito bom e sem falar que o quarto é maravilhoso.
 
 
Não era inverno, estávamos em abril, mas levei uma bela frente fria na bagagem! Uma garoa forte e persistente acompanhada de um vento surreal deixou o céu cinza e as águas do rio com uma cor bem sem graça. Para minha infinita tristeza, na hora de fazer a mala, nem pensei na possibilidade de uma mudança brusca de temperatura. Quando abri minha mala não sabia se ria ou chorava... vestidinhos lindinhos preenchiam o lugar de onde "deveria" ter um casaco bem quentinho. Ainda bem que lembrei pelo menos de por uma malha na mala, foi ela quem me salvou!
Eu estava animada demais para ficar me lastimando pelo mal tempo, me agasalhei com aquilo que tinha na mala e saí para explorar as redondezas do hotel.
Quando saí, percebi que realmente o tempo não estava querendo colaborar, a garoa fina, se tornou quase uma chuva, mas continuei andando e procurando um lugar onde eu pudesse comprar um guarda chuva.
Depois de caminhar muito e estar toda molhada, tive meu primeiro contato com o peso uruguaio. No começo é meio complicado saber o valor real das coisas, mas depois você acaba se acostumando.
Entrei em algumas lojas e vi os preços de alguns casacos, mas eu estava com sérios problemas para converter os valores e achava tudo muito caro! Eu não compraria um casaco para passar apenas quatro dias e depois deixa-lo mofando em meu guarda roupas junto com os outros que eu usava de vez em nunca! Sim...confesso que sou pão dura!
A caminhada pela cidade me aqueceu, andei a tarde toda, sem rumo e morrendo de medo de não achar nunca mais o hotel e virar uma andarilha sem teto nas ruas de Montevideo. Eu estava sem sinal de Internet e telefone, assustador para uma pessoa que adora estar conectada.
Parei no Burger King para comer, não quis arriscar escolher um lugar diferente, eu estava sozinha e um lanchinho seria suficiente.
Montevideo é uma cidade encantadora! As construções antigas ao lado das modernas, os cachorros enormes circulando pela cidade, praças e jardim bem cuidados. Os uruguaios também me trataram muito bem, fui compreendida mesmo sem falar uma palavra em espanhol.
 







 
A chuva deu uma trégua e eu avancei a caminhada para a área portuária, e como porto é sempre porto, mudei minha rota rapidinho.
Prestes a ter uma hipotermia, apertei o passo e segui na direção do hotel. A chuva tinha parado (quase não usei o guarda-chuva) mas vento parecia cortar meu rosto e naquele momento eu só queria duas coisas: não me perder e um banho bem quente.
Cheguei ao hotel e não sentia meus dedos dos pés, nem a ponta do nariz, mas meu coração queimava de alegria em pensar que finalmente eu estava no lugar onde sempre dizia que gostaria de morar.
Foi o tempo certinho de tomar meu banho e meu marido chegar do trabalho, e para minha alegria, ele estava disposto a dar uma volta no centro da cidade.
Lá fui eu outra vez...
 
Sem chuva, tivemos até direito a ver um tímido por do sol






 
Andamos pelos mesmos lugares que eu tinha andado a tarde, mas como já estava anoitecendo, tudo ficou com uma cara nova.
O jantar?
Bem, o jantar foi meio que uma refeição de trabalhador braçal... não quis pedir a milanesa que meu marido sempre pede e confesso: me dei mal.
Uma coisa você precisa saber sobre o Uruguai, quando eles dizem que a refeição serve um, não leve muito a sério...geralmente o prato é suficiente para alimentar uma família inteira.
Voltamos ao hotel e era hora de descansar, tínhamos muitos planos para o feriado, no dia seguinte!
 
Terminei de comer e o prato parecia cheio.

 
 



3 comentários:

  1. ovo frito ? muito lindo esse por do sól ( ou será nascer do sol ? )

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Telma! Parabéns.
    Viajei na janela! Kkkkkkkk
    Eu sempre tive vontade de conhecer o Uruguai. Seu relato me ajudou.
    Abração amiguinha!

    Leandro Moura

    ResponderExcluir
  3. Oi Telma, conheço todos esses lugares que vc mencionou e te garanto: Punta tem um hotel delicioso, que na baixa temporada ( ocasião em que mt coisa fecha, é bem barato ): chama-se L'Auberge. Super vale a pena- fui em agosto, estava bem frio, mas o Hotel tem até lareira e um café divino.
    Quanto aos restaurantes de Colonia ( já fui de barco algumas vezes de Baires p Colonia e por terra de Montevideo ) realmente são complicados, mas tem um maravilhoso, com uma carne divina ( Marlo Parrila ) e vinhos otimos. Sempre indico.

    ResponderExcluir