terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cidade de Castellón: uma sem teto na siesta espanhola

Castellón, uma cidade localizada a aproximadamente 280 Km de Barcelona, era nosso QG, era lá onde meu marido teria algumas reuniões de trabalho.
Nos hospedamos no Hotel Intur, que fica no centro da cidade e oferece um café da manhã maravilhoso, por um preço nem tão maravilhoso assim (10 euros por pessoa).
Era nosso último dia em Castellón, à noite iríamos para Barcelona.
Meu marido saiu para o trabalho e eu tinha até o meio dia para fazer o check-out no hotel.
Tomei meu café da manhã, um bom banho, coloquei as malas no carro e fiz o check-out, a atendente, generosamente permitiu que o carro ficasse na garagem até o final do dia, quando meu marido retornaria da reunião de trabalho, às cinco da tarde.
Eu teria a tarde toda para conhecer a cidade, e para fazer comprinhas, já que nos dias anteriores tinha optado por passear nas cidades mais conhecidas, pelas redondezas. Saí toda animada, ao meio dia, pronta para descobrir o que Castellón tinha para me oferecer...
Caminhei pelo centro da cidade, entrei em algumas lojas e me perdi numa simpática lojinha de artigos "tipo 1,99". Estava tudo muito bom na loja quando comecei a notar que eu era a única cliente e que as vendedoras não pareciam nada animadas com a minha presença ali. Pois bem, para provar que eu não era nenhuma trombadinha latina, peguei minha cestinha de bugigangas, paguei e saí da loja, ainda tinha muitas outras que eu queria visitar e certamente seria melhor atendida.
Quando saí da loja, não parecia que eu estava na mesma cidade! Estava tudo deserto! Tudo fechado!
Era uma hora da tarde e a cidade simplesmente parou! Sim! Era a siesta espanhola! Todos tinham ido dormir e eu estava ali, com minha sacola de bugigangas, minha bolsa e minha fome...
Comecei a caminhar e o pouco de gente que vi, pareciam que estavam indo para suas casas, mas eu não tinha casa e nem hotel!
Alguns bares com aparência nada convidativa estavam abertos, mas não me atrevi a entrar. Parei  numa praça, fiz algumas selfies, tirei fotos de prédios, de pombos, de paredes e nada fazia o tempo passar.
Depois de um tempo ali, fui abordada por um guarda, que perguntou o que eu fazia ali, se esperava alguém. Expliquei a situação, mostrei meu passaporte e ele me informou, com um sorriso de prazer entre os lábios que o comércio só abriria novamente as quatro da tarde. Fiquei com muita, muita vontade de xingar! Eu deveria ter ido pra Valência! Não havia nada para fazer ali a não ser brincar de caça aos zumbis, mas eu não queria perseguir zumbis! Eu não tinha internet, não tinha telefone e nem um livro pra ler... Saí perambulando por Castellón, parei numa lanchonete de um grego que estava aberta, comi um Kebab, e continuei andando. Conversei com estátuas, visitei o prédio lindo dos Correios, andei...andei...andei...
Depois de caminhar por quase três horas, finalmente o relógio apontou o momento tão aguardado: eram quatro da tarde!
Foi impressionante ver a vida voltar à cidade! O comércio abriu, as pessoas voltaram e eu estava morta de cansada!
Comprei um sorvete, entrei em algumas lojas, mas Castellón tinha perdido a graça. Era quase hora de voltar ao hotel e encontrar meu marido, foi o que fiz...
Devo ter chegado com uma cara péssima ao hotel, pois a recepcionista perguntou meio duvidosa se eu tinha feito um bom passeio. Expliquei minha tarde linda pra ela, que lastimou por não ter me avisado sobre a siesta. Ela disse que existe uma parte da cidade que não fecha, mas agora essa informação não fazia  diferença pra mim.
Posso dizer que valeu a experiência, e no fundo, foi bom ter economizado alguns euros!
 
Castellón é repleta de praças e prédios antigos

O prédio dos Correios





Nem pude aproveitar o tempo livre...

Cidade totalmente deserta


Eu até queria um livro,
se a livraria estivesse aberta!

Só eles na rua

Tentei puxar conversa, mas fui ignorada

Apesar da tarde um tanto quanto sem graça, gostei da cidade. Na noite anterior, quando  retornarmos de Valência, jantamos na cidade e demos um passeio. A cidade é bem agradável e animada, vários restaurantes colocam suas mesas na calçada e nas praças. O pátio da igreja fica todo iluminado, um lugar bem gostoso pra sentar, tomar um vinho, bater papo ou só ficar ali, observando o vai e vem do povo que por ali passa.
A vida noturna de Castellón parece ser bem mais animada que as tardes por ali.
 




 
 

Um comentário:

  1. cidade linda e sossegada e ainda com duas horas de almoço era tudo que eu queria.

    ResponderExcluir