terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Primeira vez na Espanha

    Quando recebi o convite para encontrar com meu marido na Espanha, foi uma mistura de sentimentos: a euforia por viajar, pois sou como formiga quando encontra um pote de açúcar quando o assunto é viagem, e o medo de viajar sozinha pela primeira vez na vida.
    Meu marido estava viajando a trabalho, antes iria para Itália e Alemanha e depois me encontraria em Madri.
    É claro que como uma boa estudante de Geografia que sou eu jamais me deixaria vencer pelo medo, arrumei minha malinha generosa, passaporte em mãos, alguns poucos euros na carteira, segui rumo ao aeroporto.
      As quase onze horas de voo foram bem tranquilas, dormi, acordei, dormi de novo... Meu vizinho de poltrona era um espanhol, professor universitário do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Cartagena, o que rendeu uma boa conversa que colaborou para que o tempo passasse mais rápido.
    Durante o voo, minha única ansiedade era avistar o deserto do Saara pela janelinha, eu estava sentada estrategicamente na janela para não perder a chance de avistar o deserto. Eu tinha ouvido dizer que não dava pra ver nada, que era só um enorme clarão, mas não importa! Eu queria ver o clarão do Saara! Fiquei com meu monitor ligado na telinha do plano de voo (nem sei se é assim que se chama) e para minha enorme frustração, pouco antes do desenho do aviãozinho entrar na região do Saara no mapa, a comissária nos avisou que ninguém deveria abrir as janelas! Foi triste saber que a tripulação não estava interessada em ver o clarão do deserto!
    Já sobrevoando solo espanhol, as borboletas do meu estômago acordaram todas de uma vez!
    Eu tinha ouvido dizer que o aeroporto era imenso! Como iria achar minha mala? Como ia pegar o transfer? E se eu não entendesse o espanhol na hora de passar ela a imigração?
    Não dava pra desistir, desci, e sim... o aeroporto é imenso! Segui o fluxo, passei pelo policial, tudo certo, depois de algumas centenas de perguntas respondidas ele liberou minha passagem, peguei um trem, cheguei e reencontrei minha malinha generosa, só faltava o transfer. Embora o aeroporto seja grande, ele não chega ser intimidador. É muito bem sinalizado, de lá saem ônibus, trem e metrô para todos os lugares, basta seguir a indicação das placas, bem diferente do aeroporto de Guarulhos, aqui em São Paulo.O hotel onde eu tinha reserva, o Meliá Barajas oferecia serviço de transfer gratuito, então nem prestei muita atenção de como fazer para utilizar os meios de transporte partindo do aeroporto.
    Ah.... o serviço de transfer! Depois de caminhar muito, atravessando o aeroporto, segui as placas com indicação "BUS HOTEL" que serve para transfer de qualquer hotel que oferece esse serviço, achei a van do Meliá, o motorista estava sentado ao volante, me identifiquei e a única reação dele foi perguntar se eu tinha reserva, não precisa agendar, à cada vinte minutos sai uma van. Eu diria que cordialidade não é o forte por lá. Entrei na van sozinha, eu era a única passageira, ele não me ajudou com a mala. Sentei e achei que seria tranquilo até o hotel, mas vivi em dez minutos mais emoções do que em dez horas de voo! À cada curva que o motorista fazia, minha mala parecia ter vida própria e tentava saltar em todos os assentos da van, eu não sabia se me segurava, se segurava a mala ou se entregava tudo para Jesus. Levei muitos golpes da mala desembestada, mas consegui chegar ao hotel a salvo, antes de descer, olhei para ter certeza de que eu ainda tinha braços, à noite, constatei que os braços ainda estavam estavam no lugar porém incrivelmente doloridos e a perna golpeada pela mala, havia ganhados alguns belos hematomas.
    Ainda sobre a mala, se você for a Espanha, saiba que ninguém carregará a sua, nem no transporte, nem no hotel, portanto pense nisso antes de escolher sua companheira!
   Lembre-se também de diferenciá-la das demais, pois na esteira, certamente haverão malas bem parecidas com a sua, na minha, coloquei além do cadeado, um lenço e uma etiqueta de identificação.

Minha companheira!





 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário