quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Metro em Madri

Depois de uma viagem de quase onze horas e um serviço de transfer um tanto quanto animado, fiz meu check-in no Meliá Barajas. Um bom hotel, confortável, próximo do Aeroporto e de fácil acesso ao metrô, sem contar que o café da manhã é SENSACIONAL.
Como meu marido só chegaria no final da noite, marquei de me encontrar com uma amiga que mora em Madri, que eu não via há uns 27 anos, mas para isso, eu teria que chegar ao centro, e a melhor forma, segundo informações era de metrô. E lá ia eu... pela primeira vez na Espanha, sem falar nada de espanhol e morrendo de vergonha de arriscar meu portunhol fluente andar de metrô sozinha por Madri! Detalhe: sem telefone e sem internet, pois eu não fiz nenhum plano de telefonia durante minha estadia ( erro gravíssimo, que só percebi um mês depois, quando a conta do meu celular pós pago chegou).
Claro que iriam me ajudar com informações precisas na recepção do hotel! Sim! Eu ainda acreditava na cordialidade hospitaleira dos espanhóis! Claro que não recebi informação alguma... o recepcionista apenas me entregou o mapa do metrô de Madrid e disse: " Estás a cá, precisa ir a cá" e me mostrou um pontinho nesse mapa super fácil de entender.


     Fiquei um tempo olhando o mapa e tentando me localizar, e pude entender para que servem aqueles inúmeros exercícios de "leve a abelhinha ao pote de mel" com aquelas linhas formando enormes labirintos que as professoras de educação infantil passam para seus alunos fazerem incansavelmente.
   Com um pouquinho de atenção, acaba se tornando uma atividade legal e de fácil interpretação.
   Caminhei até o metrô e procurei o guichê para compra do bilhete e claro: não havia guichê algum!Era apenas uma máquina, onde você clicava, escolhia o tipo de bilhete apropriado, inseria as notas, recebia o troco e o bilhete.
   Uma coisa que me chamou atenção na Espanha foi isso: a falta de funcionários em todos os lugares, nas estações de metrô você encontra alguns perto das catracas, que te dão informações breves, mas é só, a maioria dos serviços são automatizados, assim como nos pedágios e estacionamentos públicos (como já foi mencionado na postagem " De Madri a Barcelona com carro alugado").
   Se você estiver turistando em Madri, vale a pena optar pelo Abono turístico. Esse tipo de bilhete custa 8,40 euros, e com ele você pode andar o dia todo utilizando o transporte público de Madri, se você for ficar alguns dias na cidade, opte pelos bilhetes de até 7 dias, que saem mais baratos.

 
 
Para maiores informações e tarifas atualizadas, entre no site do metrô de Madri:www.metromadrid.es
 
Sobre o metrô, não senti muita diferença no trem em si, o que difere é a atitude dos passageiros, não há empurra-empurra na hora de entrar, quem vai embarcar espera naturalmente que os outro saiam para só depois entrar no trem. Outra coisa interessante é a atitude dos espanhóis nas escadas rolantes, mesmo em horário de pico, eles formam uma fila na lateral da escada, deixando um espaço livre para a passagem de quem está realmente apressado. Quem está acostumado fazer baldeação na Sé em horário de pico, precisa tomar cuidado para não pagar mico e se passar por mal educado ( eu fechei o a passagem da escada rolante e fui advertida por um simpático menino de aproximadamente dez anos de idade).
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário