quarta-feira, 27 de junho de 2018

Atacama em família com carro alugado.

    

 Planejando nossa viagem em família ao Atacama...

Quando decidimos ir ao Atacama começamos uma busca intensa pelo melhor aeroporto e melhor pontuação, já que nossa intensão seria aproveitar nossas milhas.
O objetivo inicial seria ir em julho, mês de férias, mas é claro que a pontuação dobra nesta época, né?
Encontramos uma pontuação perfeita indo pelo aeroporto de Antofagasta, na segunda quinzena de junho e assim fizemos. Utilizamos nossas milhas para as quatro passagens e assim nosso sonho começava a tomar forma e data definida.
A cidade de Antofagasta fica à 311 quilômetros de San Pedro, com uma estrada impecável pelo caminho e uma vista incrível. Claro que o recomendável seria ir para Calama, que fica à 100 quilômetros , mas nossas milhas não chegavam até lá ( e isso é uma coisa que você deve aprender se for viajar por milhas: procure aeroportos menos conhecidos, às vezes são excelentes oportunidades).


A hospedagem...


Em Antofagasta optamos pelo Hotel Holliday Inn Express, um excelente hotel, com um maravilhoso café da manhã, as reservas foram feitas pelo booking.com .
Resultado de imagem para holiday inn express antofagasta
Foto da Internet


Resultado de imagem para holiday inn express antofagasta
Foto da Internet
Em San Pedro, optamos pelo Hotel Don Sebastian, fechado pelo decolar.com . O hotel nos atendeu perfeitamente.As instalações eram muito simples, como quase tudo em San Pedro, porém muito limpas e com localização perfeita, bem pertinho da Calle Caracoles, onde tudo se concentra. O ponto fraco do hotel é o café da manhã, que era beeeeem fraquinho mesmo.Apenas uma variedade de pão ( o pão assado, que é tradicional na região, um pão quadrado, super pesado e seco. Da minha família só eu insisti em comer), leite em pó ( que é quase uma unanimidade em San Pedro), café solúvel, iogurte, geleia, frios e bolachas. O quarto oferece  um aparelho de calefação, que é bem chatinho para ligar e não tem frigobar, item que não nos fez falta, pois nossa bebida permaneceu gelada o tempo todo. Os atendentes do hotel foram bem simpáticos para os padrões chilenos de atendimento ao cliente.








Nosso carro no Atacama...

Sempre gostamos da liberdade que o carro nos proporciona e nesta viagem nós realmente não queríamos abrir mão deste conforto, pesquisei muito, muito mesmo, pois na maioria dos blogs, o pessoal sempre faz os passeios através de agências e nosso desejo era fazer tudo com calma, podendo parar pelo caminho para fotografar e até mesmo mudar de planos. Sem contar que com um carro podemos levar nossas comidinhas, roupas extras e tudo o que temos direito sem preocupações, além de poder escolher nossa playlist e cantar nossas músicas favoritas desafinando sem sentir vergonha... quem viaja de carro sabe bem do que estou falando, não é mesmo?
Eu tinha várias perguntas para serem respondidas: daria para fazer todos os passeios sem a presença de um guia? As estradas eram seguras? Teriam postos de gasolina? O combustível era caro? A estrada era sinalizada? O GPS funcionaria? Sim! Eram muitas perguntas! Afinal, eu estaria viajando em família e não queria correr o risco de morrer congelada numa estrada no meio do deserto, seria trágico!
Em meio à várias pesquisas, tive o prazer de encontrar os vídeos dos meninos do #PartiuFui! que na minha opinião são os melhores vídeos sobre o Atacama de carro! Lá eles contam o que fazer e o o que não fazer por lá!
Depois de descobrir que daria para fazer a maioria dos passeios por conta própria, que as estradas são boas e sinalizadas e que há como abastecer por lá, locamos nosso carro.
Mais uma vez optamos pelo Decolar.com e fechamos um X-Trail 4X4, com a agência Álamo,  mas nem precisamos acionar a tração... Uma família de paulistas que encontramos por lá fez todos os passeios num Onix e não tiveram problemas.
Sobre combustível, o valor da gasolina é de aproximadamente cinco reais o litro, o valor é o mesmo, tanto em Calama quanto em San Pedro. O posto fica na Calle Toconao, dentro de um hotel... existem algumas placas indicativas pelo caminho. Só não saia da cidade sem combustível suficiente, pois depois que sair de San Pedro não há postos pelo caminho! Melhor não arriscar, né?
As estradas são deliciosas, a maioria asfaltadas e bem sinalizadas, e mesmo as de terra estão em ótimas condições, dá para chegar em todos os lugares tranquilamente... Sem falar na vista! O caminho é lindo! Impossível não parar várias vezes para tirar aquela foto incrível que você vai postar em todos os #tbts da vida!
















As malas para o deserto mais árido do mundo


Fazer as malas para o Atacama não é uma das tarefas mais fáceis, pois lá você vai precisar de roupas para todas as temperaturas possíveis e imagináveis... Desde um frio com temperaturas negativas até um calor do Saara! Lembre-se disso na hora de se vestir em camadas... saiba que você vai ter que ir tirando as roupas ao longo do dia e, se quiser estar bem em todas as fotos,  não coloque nada por cima do pijama!
Ao fazer suas malas, lembre-se também que você está indo para o deserto mais árido do mundo. Protetor labial com fator solar ( o mais elevado possível), spray umidificante para o nariz, protetor solar e hidratantes são realmente indispensáveis e devem estar sempre à mão. 
Não podem faltar: gorro, luvas, cachecol, meias térmicas, segunda pele, toalha, roupa de banho, chinelo, óculos de sol, casaco e um bom tênis ou bota de caminhada.
San Pedro é uma cidade bem rústica e simples, opte por roupas confortáveis e vista-se com simplicidade... Aquela bota linda de salto não será útil nas ruas de terra do Atacama. 
Uma dica importante também é se preparar para encarar a altitude. Não tem como fugir... algumas pessoas sentem mais e outras sentem menos, na minha família por exemplo, eu e meu marido sentimos bastante os efeitos da altitude, já as meninas, que eram nossa maior preocupação, ficaram super tranquilas. O importante é tomar bastante água, fazer refeições leves antes de ir aos passeios de maior altitude e se prevenir mascando folhas de coca ( nem são tão ruins quanto parecem), chupando as balas ( que o efeito é menos intenso) ou tomando chá ( esse eu não experimentei). Procure fazer os passeios mais próximo de San Pedro primeiro e só depois encare as altitudes maiores, quando estiver nos passeios, procure andar devagar, sem correr ou fazer movimentos muito bruscos. 




Calle Caracoles, onde se encontra tudo!


A vida em San Pedro do Atacama gira em torno da Calle Caracoles, a rua principal da cidade. Lá você encontra mercadinhos, farmácias, restaurantes, lojinhas de lembrancinhas, caixas eletrônicos, casas de câmbio e muitas (muitas mesmo) agências de turismo, onde você poderá fechar seus passeios. Não se assuste com os cachorrões que encontrar por lá! Eles são mansos e estão por toda parte.

A imagem pode conter: cão



A imagem pode conter: cão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: cão e atividades ao ar livre




Este é o banco, onde há caixas eletrônicos, caso você precise de dinheiro, só não esqueça de desbloquear seu cartão.

Onde comer em San Pedro do Atacama


Existem vários restaurantes pela cidade, com os mais variados preços. É claro que nós procuramos sempre os mais baratos, desde que nosso fiscal de vigilância sanitária ( neste caso, meu marido) aprovasse o local. Encontramos menus ( entrada + prato principal + sobremesa) a partir de 5000 pesos até 19000 pesos e pastas de 4000 até 10000. O valor de uma pizza familiar fica em torno de 10000 pesos. Eu ouvi falar muito bem dos "carritos" que ficam atrás do estádio de futebol, que oferece boas refeições por 3000, mas nosso "fiscal" nos proibiu de experimentar. 
No primeiro dia fomos na Pizzaria El Charrua, indicação dos meninos do #PartiuFui! Uma pizza muito saborosa, de verdade!
No dia seguinte fomos ao "Picada del Índio", gostei da comida, mas nada assim taaaão boa.
A roubada gastronômica da viagem foi o Katrama, que nos ofereceu um menu por 5500 e depois nos cobrou 7000 por cada refeição. A comida até que era boa, mas não gostamos da atitude do pessoal, que nos levou pesos a mais assim, na caruda.
Comemos um hambúrguer artesanal delicioso ( e caro) no Garden Burguer, onde o hambúrguer custa 7000 pesos.
Nosso restaurante favorito foi sem dúvidas o Restaurante Barros ( fique atento pois existe o café e o restaurante ), comemos lá nos dois últimos dias de nossa viagem. Vale muito a pena, as refeições servem tranquilamente duas pessoas e o menu custa a partir de 6000 pesos. Foram nossas melhores refeições e o melhor atendimento do Atacama. O ambiente lá é bem rústico, mas bastante acolhedor e a música ao vivo é bem agradável ( leve trocados para a propina dos músicos).
Se quiser um sorvete artesanal, sugiro a sorveteria Baballu, na própria Caracoles.














Resultado de imagem para restaurante barros san pedro de atacama
Barros, foto da Internet


Resultado de imagem para restaurante barros san pedro de atacama
Barros, foto da Internet

Os passeios pelo Atacama

Como já relatei, nosso objetivo era fazer os passeios por conta própria, porém alguns passeios necessitam mesmo de guia, como no caso do Salar de Tara, onde a estrada acaba e é necessário seguir as marcas dos pneus pela areia ( os meninos do #partiufui arriscaram, mas este passeio achei melhor deixar pra lá) e o Tour Astronômico, onde você é levado para um local, afastado da cidade para observar o céu e ouvir as explicações de um astrônomo. Este passeio fechamos pela Atacama Travel, e custou 15000 pesos por pessoa. 
Há também a visita guiada ( gratuita) ao Observatório  ALMA, mas esta visita precisa ser agendada através do site do Alma com muita antecedência. Fiz nossa inscrição no final de abril e entramos para a lista de espera, não era certeza e foi muita adrenalina ficar ali esperando para ver se iria ter lugar no ônibus para nós quatro. Quando finalmente chamaram nossos nomes me senti uma ganhadora daqueles bingos em festa junina!
Se você não estiver viajando de carro, sugiro fechar os passeios quando chegar em San Pedro. Sai mais barato do que fechar no Brasil, pois lá a concorrência é grande e você consegue  negociar.



Nenhum texto alternativo automático disponível.
Aquele panfletinho que fica no bolso do casaco...


A imagem pode conter: água

Quanto custa


No Atacama, paga-se para visitar todas as atrações, de graça mesmo só o ALMA e a vista na estrada. A maioria dos pontos turísticos é administrado pelos povoados locais e cobra-se uma taxa de visitação.
Segue alguns valores:

Lagunas Altiplânicas: adultos 3000/ estudantes 2500
Valle de la Luna: 3000 / estudantes 2500
Laguna Cejar: antes da 14 h: 10000 / depois da 14 h : 15000
Gêiser del Tatio: 10000
Termas de Puritama: dia todo:15000 / depois das 14h : 9000
Valle de Marte: 2500
Refeição: de 3000 a 19000
Combustível: 832 pesos por litro
Real nas casas de câmbio em San Pedro: 1 Real = 140 pesos.




Nosso roteiro no Atacama...


1º dia: Saída de GRU às 12:45 e chegada em Antofagasta às 0:15, fazendo escala em Santiago. Pernoite no Holliday Inn Express Antofagasta

2º dia: Pegar o carro, Mano del Desierto, comprinhas e almoço em Calama, chegada em San Pedro por volta das 18 horas.

3º dia: ALMA pela manhã , Valle de la Luna à tarde e Tour Astronômico à noite.

4º dia: Termas de Puritama, passando por Guatin 

5º dia: Laguna Cejar, Ojos del Salar, Laguna Tebenquiche

6º dia: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas e Valle de Marte

7º dia: Gêisers del Tatio e Cordilheira de Sal

8º dia: retorno para Antofagasta com parada em La Portada

9º dia: Hora de voltar para casa!

Nosso roteiro foi bem tranquilo,  mas se você não tiver muito tempo na cidade ou quiser fazer outras coisas, como escalar o vulcão Licabur ou ir ao Salar de Tara, você pode combinar alguns passeios como:
Gêisers + Termas de Puritama
Valle de la Luna + Valle de Marte
Lagunas Altiplânicas + Laguna Cejar

Aguarde os relatos e detalhes da nossa experiência incrível pelo deserto do Atacama!

3 comentários:

  1. Telma, cada dia mais apaixonada pela forma que vc descreve suas experiências. Nunca pensei em ir ao Atacama. Agora, com certeza, está na fila dos meus desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que linda você! Obrigada pelo carinho de sempre e espero que vá sim conhecer este lugar incrível!

      Excluir
  2. Adorei a sua viagem, fica como ótima dica. obrigada

    ResponderExcluir