sábado, 7 de julho de 2018

Termas de Puritama - Relatos de nossa viagem em família ao Atacama


Termas de Puritama... lugar para relaxar e agradecer


A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Telma Garbin Caramelo, Beatriz Garbin Caramelo e Carlos Hugo Caramelo Oliveira, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre e água

Nossa segunda manhã no Atacama começou preguiçosa e fria... Tomamos nosso café da manhã sem pressa, nos recuperando do dia anterior que havia sido muito intenso e cansativo.
A programação do dia era conhecer Termas de Puritama, somente no período da tarde, o que significava descansar, passear um pouco pela Caracoles e ficar postando fotos sem parar, aproveitando o Wifi do hotel.
Partimos rumo as Termas de Puritama e fomos bem tranquilos pela estrada linda que nos leva até lá.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A estrada é bem tranquila, e a vista é muito linda. Paramos algumas vezes para tirar fotos e para a Mariana empilhar pedras, pois nesta fase da viagem ele havia descoberto sua nova paixão.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza
Apachetas: a paixão que a Mariana descobriu no Atacama.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre
Carlos, pára o carro pra eu tirar uma foto incrível? Simmm... ele parou!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
Sobre estar no melhor lugar com a melhor pessoa

Ter ido com calma nos proporcionou algumas surpresas pelo caminho, encontramos um cacto gigante e demos uma parada em Guatin, que tem um pequeno rio com uma vegetação incrível. Vale a pena a parada.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Só não abracei... matei minha vontade de tirar uma foto com um cacto igual aqueles do desenho do Pica Pau!

A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, atividades ao ar livre e natureza
O bom de estar de carro é poder parar em todo lugarzinho fofo que você encontrar pelo caminho.

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza
Amei este lugar! As cores mudam sempre que tem água por perto! Natureza linda!

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Beatriz Garbin Caramelo, Carlos Hugo Caramelo Oliveira e Telma Garbin Caramelo, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre e natureza
Essas pedras empilhadas no Atacama se chamam "apachetas" , além de marcar geograficamente o caminho, tem um significado simbólico : um local sagrado de descanso para outros viajantes do deserto e a busca pelo equilíbrio entre o viajante e a natureza... A Mariana não sabia nada disso, mas deixou muitas apachetas pelo caminho...
Chegamos nas termas por volta de 13:30 e esperamos por meia hora para conseguir o desconto de entrada. A partir das duas da tarde, a entrada vai de 15.000 pesos para 9.000. 
Levamos água, bolachas e chocolates, já que lá nada é vendido. A estrutura de vestiários e banheiros é muito boa e todas as "piscinas" tem acesso bem tranquilo através de uma passarela.O estacionamento fica um pouquinho longe dos poços, na ida é bem tranquilo uma descida íngreme por uma estradinha de terra, o problema é a volta, com o corpo mole por causa da água e os efeitos da altitude... parece que não chega nunca! 

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
O caminho do estacionamento para as piscinas... 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Para descer, belezinha... mas para subir, vontade de deitar no chão e aguardar o resgate.

Uma coisa incomodou bastante: o frio! Embora a água seja bem quentinha, sair de lá era bem difícil, pois o frio realmente judiava! Cometemos um erro gigantesco em deixar nossas toalhas no vestiário, então quando saíamos de uma piscina, precisávamos correr para a outra e isso a uma altitude de quase 4000 metros, não é uma ideia legal.
Passamos a tarde toda por ali, conversamos, filosofamos, nos trollamos, descansamos, fizemos planos para as próximas viagens e encontramos muitos, muitos brasileiros.Vimos até uma raposa, que apareceu por lá para nos espionar!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre e água

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre, natureza e água

A imagem pode conter: árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore, atividades ao ar livre, água e natureza

A imagem pode conter: cão e atividades ao ar livre

O lugar é realmente muito gostoso, eu adorei ficar ali,se o valor não fosse um pouquinho salgado, eu voltaria mais um dia ( desta vez deixando as toalhas na borda das piscinas).
O tanque ( ou piscina) que mais gostamos foi o primeiro, ele é maior, mais fundo e mais quente, porém é também o mais cheio. Os tanques mais abaixo, seguindo a trilha do rio, vão esfriando gradativamente, e são mais rasos. Em um deles tem uma cascata deliciosa e quentinha ( que saudade). 

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza
Água quentinha no meio do nada? Qual é o problema? No Atacama tem de tudo¹

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, nadando, atividades ao ar livre, natureza e água

A imagem pode conter: planta, árvore, casa, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: atividades ao ar livre


Quando chegou a hora de ir embora, montamos uma estratégia onde o Carlos e a Bia se prontificaram ( meus heróis 💗💗💗) a sair da piscina e ir até os vestiários onde estavam nossas coisas, eles iriam se trocar e trazer nossas coisas para que eu e a Mari nos trocássemos no vestiário mais próximo de onde estávamos. Foi nessa hora o momento mais tenso da viagem... o Carlos saiu correndo, com frio até o vestiário e passou bem mal... sentiu tontura, enjoo e muita falta de ar... demorou dois dias para ele se recuperar. Ainda não sei se foi o efeito da altitude ou o choque térmico, só sei que ficamos realmente preocupadas com nosso meninão... ele passou o resto da viagem mascando folha de coca compulsivamente! 😂😂😂
Algumas pessoas fazem esse passeio na volta dos Gêisers del Tatio, o que é uma boa idéia, já que é caminho. Nós optamos por fazer tudo com calma, pois tínhamos tempo livre, já que optamos por não ir ao Salar de Tara.
Foi uma experiência incrível conhecer este lugar, ver como a natureza pode nos surpreender em todos os cantos do mundo... em meio ao deserto, no frio, um rio de águas quentes onde é possível relaxar e agradecer a Deus por tantas coisas boas que Ele nos proporciona! Gratidão define tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário